domingo, 21 de dezembro de 2008

Vinhos para a Ceia de Natal

A ceia de Natal no Brasil normalmente reúne pratos da tradição brasileira, como peru e pernil, que podem ser regados a vinho, para animar a noite e os paladares. "Um Chardonnay mais estruturado, como argentinos e chilenos, normalmente amadurecidos em barricas de carvalho, caem bem. Uma alternativa são os tintos leves, como um Pinot Noir e mesmo um Merlot corrente", sugere José Maria Santana, enófilo e jornalista especializado em vinhos.

"O pernil de porco assado é versátil da mesma maneira. Pode ser bem acompanhado por um Chardonnay, pelos brancos espanhóis da Rioja, ou os brancos portugueses do Alentejo ou do Douro. Aceita ainda a companhia de tintos mais leves, como Pinot Noir, um Rioja envelhecido ou os macios alentejanos. Já um salmão defumado, que tem carne medianamente gorda, fica mais agradável na companhia de um branco produzido, por exemplo, com a uva Sauvignon Blanc, que geralmente tem boa acidez", explica.

No aperitivo, ou início de refeição, as frutas secas e sementes pedem um branco leve e seco ou, melhor ainda, um espumante. O champagne é clássico, mas fazem igualmente boa figura os espumantes brasileiros e os cava espanhóis. Ao final da refeição, as mesmas frutas secas e sementes podem ser acompanhadas pelos vinhos de sobremesa. "Há uma ampla variedade nesta área, todos muito bons, por exemplo, em Portugal há o Vinho do Porto, o Moscatel de Setúbal e o Madeira. Na Itália, o Passito di Pantelleria. Na França, o Muscat Beaumes-de-Venise. E os late harvest, como os chilenos e alguns brasileiros (Terra Nova, da Miolo). Esses mesmos vinhos de sobremesa, não muito doces, casam bem com panetone e bolos de Natal".


Fonte: Revista Adega

Recife - PE
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Simplesmente Samelly disse...

Ow, queridíssimo, obrigada! Eu adorei minha nova "casa" que embora virtual, me deu mesmo aquela sensçaão de novos ares, de novas descobertas.

Beijo recitado e saudades!

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...