sábado, 7 de fevereiro de 2009

O Dom da Paz!


"Uma vida, vários dons" - Esta frase resume bem o que foi a vida de Dom Hélder Câmara, que se fosse vivo, hoje completaria 100 anos de idade.

Tive a alegria de estar com ele, pessoalmente, em várias ocasiões, como Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e ainda após sua aposentadoria. A cada vez me impulsionava uma pergunta daquelas que não precisam de resposta: - Como pode um homem de aparência tão frágil, ter dentro de si a força da grandeza de um gigante em sua luta contra as injustiças, contra a fome de comida e contra a "fome de Deus" que há em nossa sociedade cada vez mais secularizada? Também me fazia forte impressão, o seu amor a Maria, a escolhida por Deus para nos trazer Seu filho à vida terrena.

Após sua aposentadoria, recolheu-se à sua casa simples, nos fundos da Igreja das Fronteiras, na Boa Vista, mas de lá sua voz ecoava mundo à fora, na luta que empreendeu, que batizou de "Ano 2000 sem fome". Não viveu para chegar ao ano 2000 (morreu em 1999) e nem para ver acabar a fome, que, cada vez mais, é "moeda de troca eleitoral e de angariar falsas popularidades", agora institucionalizada.

Deixo-os com um dos inúmeros poemas escritos pelo "Dom", como gostava de ser chamado e ainda, um link de acesso a um primoroso especial feito para esta ocasião, pelo Jornal do Comércio, de Recife, através do seu JC On-line:

"Não, não pares
É graça divina
Começar bem
Graça maior, persistir na caminhada certa
Manter o ritmo...
Mas graça das graças
É não podendo,
Caindo, embora aos pedaços,
Chegar até o fim..."

Recife - PE
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Silvia disse...

Bela homenagem moço!
Quando puder, dê uma olhadinha, na graça da minha mãe no aniversário de 49 anos de casada ontem.
http://espacomelhoridade.blogspot.com/
um beijo e boa semana.

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...