terça-feira, 31 de março de 2009

Direita, volver!

Sou um "filho da ditadura". Nasci em fins de 1961. Em abril de 1964, quando eclodiu o golpe militar, tinha dois anos e meio de idade e nenhuma noção do que estava acontecendo, mas lembro dos comentários feitos em casa, pelo meu pai que era francamente à favor do golpe, pois, segundo dizia, "o país estava uma bagunça". Sim! O golpe de 64 se deu na verdade, na madrugada de 1 de abril, mas por razões óbvias, disseram que foi em 31 de março. Uma mentirinha de "primeiro de abril".

Da mesma forma que vi o limiar, vi o auge e o ocaso, em 1985. Lembro que desde 1974, com 12 anos de idade, comecei a ter participação na vida política, apoiando candidatos, fazendo propaganda, participando dos comícios. Fui testemunha do "banho" que o então MDB deu na ARENA naquele ano. Em Pernambuco, elegemos o senador Marcos Freire.

Em 1982 votei pela primeira vez. Já na faculdade, entrei de cara na luta pelas "Diretas Já", que culminou com a vitória de Tancredo Neves ainda eleito indiretamente pelo famigerado "Colégio Eleitoral", que após como morte, deixou como "resíduo fecal" josé sarney, como presidente.

Foi a volta da democracia que permitiu que houvessem eleições diretas em todos os níveis e que hoje tenhamos como presidente uma "obra prima" da incompetência e da corrupção, mas foi também essa mesma democracia que permitiu que hoje eu estivesse escrevendo o que acabei de escrever à respeito do "enérgumeno lula". Por isso a louvo.

Como dizem, "A democracia é o pior regime que existe, exceto todos os outros".

Viva ela, então!

Recife - PE

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

.Intense. disse...

Acho que já falei disso aqui. Nasci bem depois, mas sou apaixonada por todos os assuntos que envolvem a ditadura no Brasil. E, por mais q eu tenha lido, taí uma coisa q eu não sabia: sobre o 31 de março / 01 de abril.

Interessante.
;)
;*

Silvia Masc disse...

Além da aula de história, adorei o "resíduo fecal" atribuido ao Sarney... hahahaha

beijinho

Mysterious Ways disse...

Viva!

Raphael Rocha Lopes disse...

Naquele tempo, pelo menos, a gente achava que sabia de que lado estava...

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...