quinta-feira, 12 de março de 2009

Duas irmãs

Hoje, 12 de março, as cidades de Recife e Olinda fazem aniversário. 472 e 474 anos, respectivamente.

Recife, cidade amada, que adotei por morada há 27 anos... Aqui, tudo é "8 ou 80". Se a cidade tem belezas indescritíveis, tem também contradições sociais e estruturais de "doer na vista". Aqui se convive com a rica cultura do povo, com um dos "berços" da nossa história, com lindas praias, o melhor carnaval do mundo. Mas também com a forte desigualdade social, com acentuada violência urbana, com esgotos à céu aberto nas principais ruas (Recifede!), ruas esburacadas, administrações incompetentes e corruPTas como, de resto, no Brasil à fora.

Olinda, primeira capital do estado. Não é à tôa que teve o seu nome inspirado na exclamação do donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, "Oh linda situação para se construir uma vila". Ambas as cidades chegam a se confundir territorialmente. Cidade do Carnaval, igualmente rica culturalmente, "Patrimônio Cultural da Humanidade", pela UNESCO. Igualmente desumana e constrastante.

"Eu amo Recife, adoro Olinda
duas cidades que me fazem sonhar
Eu amo Olinda, adoro Recife
duas cidades um só lugar"

Foto: JC Online
Trecho de Poema de Cirilo V. Moraes

Recife - PE
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Silvia disse...

Realmente, ambas lindas cidades, estive aí há 4 anos, e guardo ótimas lembranças.

beijo

ceiça disse...

Oi Sr Agostinho
Eu ano passado conheci Natal,, simplismente amei.
Agora dia 28 de março estou indo pra Maceió espero gostar tambem rs
Meu proximo passeio vai ser ai na tua querida Recife, se Deus quizer.
Tenho muita vontade de conhecer essa cidade linda.
Abraços pra ti>

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...