segunda-feira, 30 de março de 2009

O mar tá prá peixe!


Continuando com a divulgação de nossa gastronomia regional, destancando sempre que possível, a pernambucana e aproveitando a proximidade da Semana Santa, onde, por tradição, se consome peixes e crustáceos, apresento a todos alguns destaques nesse campo da gastronomia.

Terceiro Pólo Gastronômico do Brasil, em Pernambuco se pode provar da mais deliciosa comida caseira ao mais sofisticado prato da culinária internacional. Mas é na culinária tipicamente pernambucana que é possível perceber a influência do negro, do índio e do europeu. Uma culinária criada nas aldeias indígenas, na casa grande e na senzala, nas cozinhas dos mosteiros, nos terreiros de xangô e na beira da praia. No litoral imperam os frutos do mar: lagosta, camarão, peixes, mariscos, caranguejos, guaiamum, polvo, ostra. Eis alguns exemplos:

Peixada Pernambucana

Peixe cozido com legumes e servido com pirão de farinha de mandioca, feito do molho do cozimento.

Sururu de côco

Sururu cozido em molho feito com leite de coco, azeite e temperos verdes. É facilmente encontrado em bares e restaurantes da orla marítima. É servido acompanhado de arroz branco ou como petisco.


Moqueca de Polvo

Consiste no polvo cozido em refogado preparado com azeite de oliva, temperos verdes, leite de coco, pimenta e azeite de dendê. Geralmente é servido em panela de barro, acompanhado de arroz branco.

Lagosta

Em Pernambuco, a lagosta é preparada de várias maneiras: ao molho de coco; grelhada com molho de manteiga, ao thermidor (no próprio casco), no espeto; em forma de moquecas, com azeite de oliva ou de dendê; empanadas etc. É facilmente encontrada em bares e restaurantes.

Guaiamum / Caranguejo

Guaiamum ou carangueijo cozido inteiro (no casco) em água e sal, ou temperado com cheiro verde e leite de coco. É servido quente, acompanhado de uma pequena tábua e martelinho para quebrar as patas maiores. É facilmente encontrado em bares e restaurantes populares do litoral pernambucano.

Caldeirada

A caldeirada é um cozido feito com peixe, lagosta, camarão, ostra, sururu, marisco e polvo, refogado com azeite, temperos verdes e leite de coco. É servido acompanhado de arroz e pirão feito do caldo.

Bobó de Camarão

Prato de consistência cremosa, feito com camarões refogados em temperos verdes, misturados no purê de macaxeira (aipim) e mais azeite de dendê, gengibre e camarões secos. É servido acompanhado de arroz branco.

Aratuzada

A aratuzada consiste em aratus cozidos em molho preparado com leite de coco, azeite, temperos verdes e legumes. É servido acompanhado de arroz branco e pirão feito do caldo.

Venham provar!

Recife - PE
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Silvia Masc disse...

Salivei... a foto é linda....

Obrigada pela sua contribuição à Molly, "Cuidados nos alimentos".

beijo

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...