segunda-feira, 13 de abril de 2009

Gastronomia Pernambucana


Dando prosseguimento à apresentação de nossa gastronomia nordestina e pernambucana, apresento-os o delicioso "Queijo de Coalho". Ele é base para inúmeras preparações e também para consumo sem acompanhamentos. Próxima segunda-feira, falarei sobre uma sobremesa tipicamente pernambucana, que leva esse queijo em sua preparação.

O queijo de coalho é um produto tipicamente nordestino e muito popular, amplamente consumido pela população local, seja na forma natural, assado ou frito, como também muito utilizado em preparações culinárias. É produzido principalmente nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Trata-se de um produto de origem e tradição do nordeste brasileiro. Queijo branco com sabor levemente ácido, sua característica que o faz tão apreciado em todo país, está no fato de ser um queijo que quando assado não derrete, ficando tostado.

O seu processo de fabricação é baseado na simples coagulação do leite e na prensagem da massa. Contrariando a sua forma simples de produção, a sua utilização é um tanto quanto variada, podendo ser consumido fresco, assado ou como ingrediente em diversos pratos regionais.


Recife - PE

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Dany disse...

Nao esxiste coisa melhoor e muiiiiiiiiiiiiiiiiiito bommm

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...