segunda-feira, 18 de maio de 2009

O que se come no Nordeste!

Buchada de Bode

De um lado, um litoral exuberante, repleto de maravilhas naturais e paisagens de tirar o fôlego. De outro, o agreste, a seca, o chão rachado e a fome. Essa é a região Nordeste do Brasil, uma terra de contrastes que acabam sendo refletidos na gastronomia e no dia-a-dia da alimentação de seus habitantes.

Em número de Estados, é a maior do país, com nove: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Apesar da variedade, não é difícil identificar elementos comuns entre as diferentes culinárias.

Basicamente, aqueles que estão mais perto do litoral criaram pratos à base de peixes e frutos do mar - encontrados em abundância na região. Já o sertão se sustenta graças às carnes do boi e do bode e da farinha de mandioca, complemento de praticamente todos os habitantes da região.

Nesse cenário, alguns Estados se destacam - caso da Bahia que recebeu uma grande influência dos escravos africanos e dos ingredientes que já eram conhecidos pelos imigrantes desde a África. O Maranhão, por sua vez, guarda o cuxá, pasta feita à base de vinagreira, camarões secos e gergelim torrado.

À partir da próxima segunda-feira, vamos falar mais especificamente sobre cada uma dessas regiões e suas características culinárias. Aguardem!

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

daniel mccarthy disse...

IT GREAT AND THE WHOLE THING JUST MAKES ME WANT TO EAT THE PICTURE

Manhosa LobaVirtual disse...

... já estou com água na boca...

Bjs.

Silvia Masc disse...

Linda a apresentação do prato. Não sei quanto ao sabor, mas já me ganhou no olhar.

Anônimo disse...

obrigada ja me ajudou no meu trabalho!

Anônimo disse...

muito obrigada me ajudou muito na minha pesquisa do que eles comem

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...