domingo, 31 de maio de 2009

Revisitando Budapeste

Ponte das Correntes - Rio Danúbio - Budapest

Em 2006 tive a oportunidade de fazer uma viagem por alguns países do "leste europeu". O primeiro a ser visitado e onde ficaria por uma semana, seria a Hungria, especialmente na capital, Budapeste.

Ainda no primeiro trajeto da viagem, entre Recife e Lisboa, motivado pelo que iria descobrir e pelo meu amor aos livros, iniciei a leitura de "Budapeste", de Chico Buarque. Apesar de ter apenas 174 páginas, só concluí a leitura já quando deixava a Hungria, num ônibus de excursão, em direção a Cracóvia na Polônia.



Eu diante do Parlamento Húngaro



Foi providencial essa leitura "pós Budapeste", pois agora via com outros olhos, as referências que haviam no livro à encantadora cidade. Apaixonei-me pelo livro e pela história contada nele.


Chegando a Budapest - Se vê o Rio Danúbio


Agora, com o lançamento do filme "Budapeste", baseado naquele livro de Chico Buarque, que havia lido, fui vê-lo na noite passada.

Raras vezes assisti a algum filme adaptado de algum romance, que houvesse fidelidade à história. Em "Budapeste" isso aconteceu, para minha alegria.

Foi também encantadora, a oportunidade de "revisitar" a cidade e rever tantos lugares, agora pelos olhos do cineasta.

Quem já leu o romance ou conhece Budapeste, não deixem de ver o filme: é encantador! Quem ainda não leu mas goste, como eu, de uma boa leitura, leia, mesmo após ter visto o filme.

Deixo o trailer oficial do filme, para que atice a vontade de ver. Vale a pena!!!


video


"E a mulher amada, de quem eu já sorvera o leite,
me deu de beber a água com que havia lavado sua blusa"
(Trecho do livro)

Fotos de minha autoria
Recife - PE
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Silvia Masc disse...

Não conheço Budapest, ainda não li o livro do Chico, e ainda não vi o filme, caraca, como estou por fora....rs deve ser uma "linda viagem". Vou conferir.
beijinho
Belas fotos.

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...