segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vamos comer cuscuz?




É segunda-feira. Dia de falar sobre a gastronomia regional do nordeste e de Pernambuco. Hoje vamos falar sobre o cuscuz de milho. É um preparado à base de farinha de milho, salgada e levemente umedecida, cozida no vapor.

Alguns dizem que o cuscuz é de origem africana, especificamente em Mahgreb, norte da África. Outros dizem ainda que é originário da cultura árabe. Não importa! O que importa é que é um prato consumido em várias partes do Brasil e especialmente no nordeste, onde é consumido com leite, com carne cozida, com charque, com queijo, com leite de coco... Não há limites para se experimentar essa iguaria.

Sábado passado, motivado por um trabalho para a matéria de "Comunicação e Expressão", da faculdade de Gastronomia que estou fazendo e que está sendo contada no blog "O Mosqueiro" (http://omosqueiro.blogspot.com/) estive num mercado público num bairro vizinho ao que moro, juntamente com uma colega, onde degustei o cuscuz com carne cozida, acompanhado de café em copo americano, no "Barzinho da Márcia", uma simpática senhora, que está naquele mercado há mais de 40 anos, quando ainda criança acompanhava a mãe, hoje afastada. Estava uma delícia!

Recife - PE

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Ninguém envolvente disse...

Eu gosto... mas não sei fazer! A minha mãe faz e fica bom, o meu vira tijolo rs!

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...