terça-feira, 16 de junho de 2009

As capitais do forró


Conta a história que as comemorações juninas surgiram na época pré-gregoriana, em comemoração à fartura das colheitas, no solstício de verão, onde faziam-se uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada no dia vinte e quatro de junho.

Aos poucos a festa foi sendo difundida por todo o Brasil, tendo chegado ao nosso país através da colonização dos portugueses.

Nessa data o milho está em evidência em nossas plantações, sendo a base de todos os alimentos consumidos nas festas juninas.

Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido, dentre outros. Porém, não são apenas esses alimentos que compõem a culinária da festa.

Dependendo da região onde for realizada, a festa junina apresenta um caráter peculiar com a cultura da localidade.

Várias são as opções para se fazer uma boa festa junina. O mané-pelado é um bolo feito de mandioca crua, ralada; a paçoquinha é feita de amendoim torrado, bolacha de maisena e leite condensado; a maçã do amor é uma maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé; bolo de coco; cachorro-quente, o delicioso pãozinho com molho e salsicha; pé de moleque, feito com rapadura e amendoim torrado; pinhão cozido, uma castanha característica do sul e o famoso quentão, feito com gengibre, canela e pinga.

As festas juninas são conhecidas como características da igreja católica, por manter adoração a três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro.

Essas festas têm uma importância tão grande para o povo nordestino, que nos dias dos principais santos católicos, geralmente é decretado feriado na grande maioria das cidades.

Há cidades, como Caruaru, em Pernambuco (conhecida como "a capital do forró") e Campina Grande, na Paraíba, em que as festas acontecem por até 40 dias seguidos. O forró é a música típica do período. Os principais destaques nesse ritmo são Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Santana, Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Trio Virgulino, entre outros.

É uma boa pedida para quem não conhece, aproveitar os dias de férias de meio de ano e vir conhecer.



Recife - PE
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Isoldinha disse...

Ah!! Por que eu insito em passar aqui nas segundas feiras??

Só para ficar com água na boca com essas fotos...hehehe

beijão

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...