quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Como vive um operário...



Vou apenas reproduzir abaixo, trechos de matéria publicada no Blog do Josias, jornalista da Folha de São Paulo, sobre MAIS UMA visita de lula a Pernambuco, a sexta apenas esse ano, desta vez trazendo à tiracolo seus dois candidatos à sua sucessão (dilma e ciro gomes). Não vou alterar nenhuma palavra, exceto colocar em letras minúsculas, eventuais nomes de pessoas minúsculas, que constem da matéria:

"lula e seu séquito pernoitaram num dos canteiros da obra de transposição das águas do Rio São Francisco.

Ao contrário do que insinuara o marketing oficial, a ousadia não custou ao presidente a perda do apuro que vem junto com o cargo.

Para cuidar da comida, importou-se do Recife o bufê de um bistrô francês, o La Cuisine. Incluiu bebidas e canapés.

Os alimentos foram preparados por um time de nove cozinheiros e servidos por uma equipe de duas dezenas de garçons.

Improvisou-se o “quarto” de lula no escritório do engenheiro-chefe da obra. Coisa fina. Tapete azul, televisão, frigobar, banheiro privativo e cama ‘king size’.

Exceto pelo tapete e pela TV, os convidados ilustres –ministros, governadores e empresários— dormiram em alojamentos dotados das mesmas facilidades.

Como o presidente foi à obra mais para ser visto do que para ver, reservaram-se cerca de 50 acomodações para jornalistas. Camas de solteiro.

Para a difusão de textos e imagens, o canteiro foi equipado com 14 laptops. Peças inusuais num ambiente em que máquinas pesadas evoluem sobre a lama.

Do lado de fora, o alojamento presidencial foi adornado com tapumes de fibra e painéis de lona. Para separar os sapatos do solo, brita. Muita brita.

Antes de enfiar-se sob as cobertas, lula tivera um dia cheio. Passara por Pirapora e Buritizeiro, em Minas. Visitara Barra, na Bahia.

No final da tarde, voara para Arcoverde, em Pernambuco. Dali fora, de helicóptero, para o local onde está assentado o canteiro do primeiro pernoite.

O nome da localidade é sugestivo: Custódia. Entre as acepções anotadas no Aurélio, duas se encaixam como luva.

Segundo o dicionário, Custódia significa: A) Lugar onde se guarda alguma coisa com segurança; B) Objeto de ouro ou prata em que se expõe a hóstia consagrada.

Nesta quinta (15), lula dará seguimento à “missa” do São Francisco. Ainda em Custódia, fará um pa©mício. Mais um.

O palco, montado de véspera, tem 40 m² –10mX4m. Orna-o uma frase: "Projeto São Francisco. Um rio melhor, um rio para todos".

lula discursará para os operários. E para as câmeras, naturalmente. Depois, vai à Paraíba. Novo pa©lanque. Mais discurso.

No fim da tarde, a comitiva retorna a Pernambuco. Desce na cidade de Floresta. E vai ao canteiro do segundo pernoite. Na sexta (16), lula volta para Brasília.

Não há, por ora, informações sobre o custo da aventura administrativo-eleitoral. De concreto, só a certeza de que a conta será espetada na bolsa da Viúva."



É isso aí... "Durmam com um barulho desses...


Recife - PE
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Buh: disse...

Boa tarde meu amigo!!
Tem selinho no meu blog pra você, confere lá!
Beijo =*

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...