domingo, 25 de outubro de 2009

Dia do Macarrão



É simples, barato, refinado, gostoso, prático e não engorda (tanto quanto pensam). O Dia Internacional do Macarrão é comemorado neste domingo (25) no Brasil, Itália, México, Turquia e outros países. A data foi escolhida em 1995, durante o I Congresso Mundial de Macarrão, em Roma.

O Brasil é o terceiro maior fabricante do mundo, ocupando a 12ª posição no ranking de consumo per capita, com 6,6 kg/ano. O maior consumidor é, sem surpresas, a Itália, com o impressionante número de 28 kg por habitante ao ano.

E ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o macarrão não é muito calórico. O que engorda, na verdade, é o molho que o acompanha. Cada 100 gramas da massa cozida tem cerca de 110 calorias. A preparada com ovos tem ainda menos, 96 calorias. Além de ser nutritiva, é de fácil absorção, fazendo parte da dieta de atletas em vésperas de competições. O nadador americano, Michael Phelps, por exemplo, come meio quilo todos os dias no almoço.

Ninguém sabe ao certo a origem do macarrão. Textos de civilizações antigas relatam que, por volta de 2500 a.C., os assírios e babilônicos conheciam um cozido à base de cereais e água, mas ainda muito diferente do que comemos hoje em dia.

A versão mais comum afirma que a delícia teria chegado em Veneza em 1295 por Marco Polo, que acabara de voltar de uma viagem pela China.

Outra teoria respeitada relata que a mais próxima referência do macarrão estaria no Talmud de Jerusalém, a compilação das leis e preceitos judaicos, num trecho em aramaico datado do século 5. O itriyah, como era chamado na época, teria se espalhado por todo o mundo árabe e chegado à Sicília por volta do século 9.

Enquanto chineses, italianos e árabes discutem a autoria da massa, a gente faz o que realmente importa... come!


Texto do JC OnLine
Matéria de Jessica Souza

Recife - PE
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Nina disse...

Oba!
Então...fazer o que né...já que insistem, eu como macarrão hoje :D
haha
beeijo

Buh: disse...

Olha! Ontem foi o dia do Macarrão e eu nem sabia! Mas eu comi macarrão, sem saber que era o dia do macarrão! Rsrs...
Beijo =*

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...