terça-feira, 10 de novembro de 2009

Caiu a vergonha....



Não! Não vou falar da "sem-vergonha" que motivou a postagem de ontem... A vergonha de que trato hoje é outra. Trata-se da queda do muro de Berlim, que dividia há 20 anos completados no último dia 08, a Alemanha em duas nações: Alemanha Ocidental, rica, desenvolvida e capitalista e a Alemanha Oriental, pobre, subdesenvolvida e comunista.

Ontem, o mundo assistiu a uma bonita festa pela passagem desses 20 anos... Gestos simbólicos, como o da queda dos dominós, shows, pirotecnia, discursos de líderes de ontem e de hoje. Houve até um Sarcozy, que a cada dia se parece mais com um "lula europeu", afirmando que estava lá na Alemanha naquela data, picaretando o muro, fato depois desmentido pela Agência France Press.



Porém creio que esqueceram de homenagear, ou ao menos não ouvi nenhuma referência, ao verdadeiro artífice dessa queda. Foi ele o personagem que, como Gandhi, na Índia, fez sua "revolução silenciosa", prova cabal de que "o amor vence tudo". Estou falando do Papa João Paulo II, ele próprio vítima do nazismo e do comunismo, em sua amada Polônia. Foi ele o responsável pela queda do regime comunista nos chamados países da "cortina de ferro", hoje presente apenas em países como China, cada vez mais capitalista e Cuba, cada vez mais atrasada socialmente.

Portanto, para as gerações que vieram depois e que tomam conhecimento dos fatos, apenas pelos livros de história e também para os que, como eu, viveram aqueles dias, que isso fique registrado em nossas memórias e na história.



Recife - PE

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Juliana disse...

Clap, clap, clap, clap, clap, clap (palmas)
heheheh
beijão querido!

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...