terça-feira, 17 de novembro de 2009

Villa Lobos - Um verdadeiro ídolo brasileiro.



Sem querer ensinar nada a ninguém, mas é muito fácil constatar o quanto o Brasil precisa aprender a cultuar seus verdadeiros ídolos, diferente dos "ídolos de pés de barro", que "se auto-constroem" e "se auto-promovem" a partir de promessas pífias, de manipulação das massas e dos meios de informação, como sempre vimos no país, atualmente, mais que nunca.

Hoje, quando se comemora 50 anos da morte do compositor Heitor Villa Lobos, alguns países europeus, a exemplo da França, promovem recitais e outras homenagens, lembrando sua obra. Enquanto que no Brasil, se faz uma ou outra homenagem isolada. O Brasil é um país onde sua cultura ainda é negligenciada.

As primeiras composições de Villa Lobos traz a influência dos grandes compositores europeus do fim do século XIX, como Wagner e Puccini. A partir de 1920 achou um estilo próprio e foi daí em diante que passou a compor serestas e choros, culminando com as "Bachianas" que, como diz o próprio nome, tiveram inspiração em Sabastian Bach e foram publicadas entre 1930 e 1945, de estilo neobarroco.

O vídeo acima, mostra uma de suas obras mais populares e ainda hoje, muito executada, "O Trenzinho do Caipira", que já ganhou inúmeras versões. Tem, inclusive, letra. Acompanhem o vídeo e cantem:

"Lá vai o trem com o menino
lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
cidade noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro novo dia encontrar
correndo vai pela terra, vai pela serra, vai pelo mar
cantando pela serra ao luar
correndo entre as estrelas a voar,
No ar... no ar... no ar...


Recife - PE

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Hugo Simões disse...

Ele é meu ídolo.. e hoje pouca gente conhece ele aqui no brasil mesmo, é uma pena!
Gostei do seu blog, achei no da Kari, parebéns.
ah, e essa música é muito boa!

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...