segunda-feira, 3 de maio de 2010

O pai do "pai dos burros"


Hoje faria 100 anos de idade, Aurélio Buarque de Holanda, o "pai" do "Aurélio", dicionário da língua portuguesa, que tomou seu nome e do qual virou sinônimo.

"Aurélio Buarque de Holanda foi professor de português, um alagoano tão apaixonado pelas palavras, que registrou todas no seu dicionário. Uma história belíssima que começou há exatos 100 anos.", cita o site G1.

E ainda: "Quando há dúvida sobre a grafia de uma palavra, "vou procurar no Aurélio", diz um estudante."

"Na biblioteca que pertenceu a Aurélio Buarque de Holanda está uma parte dos dez mil livros que ele guardou durante toda a vida. Quando menino, Aurélio não teve um dicionário para consultar e por isso fez questão de escrever um que fosse acessível a todos, com as palavras que estavam na boca dos brasileiros. Cada vocábulo era escrito à mão, em uma fichinha, e depois repassado a seus ajudantes. Ainda hoje uma equipe trabalha para manter viva uma das obras mais consultadas da nossa língua."

"A primeira edição tinha 115 mil palavras. “Esse dicionário eu poderia dizer que significa muito da minha vida, obra de uma vida", disse Aurélio em 1975 ao Arquivo Nacional."

"A nova edição, que sai em outubro, terá 137.838 verbetes. Uma obra de muita pesquisa e de atualização constante."


Com o advento do "Google", que já é batizado por alguns de "o novo pai dos burros", o dicionário impresso fatalmente corre o risco de perder a importância que sempre teve e tem, mas que paixões como a de Aurélio Buarque, pelas palavras, possam ser suscitadas especialmente entre os mais jovens, tão carentes do hábito da leitura e do cultivo à "norma culta" na escrita da língua.

Portanto, vida infinitamente longa ao "Aurélio".




Recife - PE
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Renata!!! disse...

Ai, acabei de conhecer a história do meu "pai"...

Entro p facul de "letras" esse ano...larguei historia! aiaiaiaiiaia

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...