segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que é, de fato, ser brasileiro?



Em tempos de Copa do Mundo de futebol, enche o saco ver as demonstrações exacerbadas de patriotismo e de declarações de amor à pátria, confundida com a "pátria de chuteiras", declaradas por patricinhas cheirosas ou desdentados analfabetos.

A mídia contribui com esse exacerbamento, apelando para o emocional, mostrando "torcedores coitadinhos do vale da conchichina" ou ainda a família de um ou outro jogador de origem humilde, que deverá servir de referência e exemplo com seu analfabetismo e habilidade de chutar uma bola, a milhares de "novos craques".

O mundo está se acabando; os políticos roubando e embromando ainda mais; cidades Brasil à fora desaparecem debaixo da água das chuvas, exatamente porque as verbas destinadas à contenção dos rios, são desviadas ou mal aplicadas; a fome, a fila nos hospitais, o trãnsito caótico continua, mas apesar de tudo isso e muito mais mazelas, tá tudo bem porque a seleção tá ganhando, encobrindo com o "manto do ópio do povo" todo e qualquer mal.

Consciência política e educação, disso que precisamos, como busca de solução para nossos reais problemas e, quem sabe, até mesmo comemorar a conquista de uma Copa do Mundo.

Enquanto isso, nosso Brasil é, cada vez mais, como de fato quer dizer a slogan oficial, "um país de tolos!"




Recife - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...