terça-feira, 20 de julho de 2010

Não estão "ENEM" aí...



"O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. É o 85° em EDUCAÇÃO e não há tristeza"

A frase acima, atribuída ao incansável lutador pela Educação, Senador Cristovam Buarque, retrata bem a grave omissão que os cidadãos brasileiros, em sua fragorosa maioria, dão à importância da Educação, o que reflete bem nos governantes que temos e ao modo como "desgovernan", corrompem, mentem, desviam, etc...

Os dados no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, implantado no governo Fernando Henrique, como instrumento de avaliação da qualidade do ensino médio, vem, ano após ano, mostrando exatamente a falta de qualidade daquele ensino em nosso país. Mas o diagnóstico não repercute em busca de soluções. Apenas em justificativas fajutas, promessas vazias e mais falta de iniciativas para resolverem, de fato, o problema.

Segundo os resultados divulgados ontem, mais 98% das escolas públicas do país, não atingiram a nota mínima de 500 pontos. As 20 piores escolas, são todas públicas.

Mais um outro dado salta aos olhos. Se fizermos a comparação de resultados do ENEM com o ENAD, que avalia os estudantes de nível superior, é gritante a superioridade dos que estudam nas universidades públicas, o que impõe outra grave distorção: os estudades do ensino médio das escolas particulares ocupam as vagas gratuítas das universidades públicas, sobrando para os oriundos das escolas públicas, as faculdades particulares, a maioria de qualidade duvidosa.

Também não há uma política que imponha uma "retribuição" ao Estado, desses estudantes que se formaram gratuitamente, com boa qualidade profissional, sem que haja uma obrigatoriedade de prestarem serviços à população carente e fora dos grandes centros, por exemplo. Distorções que passam desapercebidas num país governado por gananciosos, mais preocupados em "salvarem o seu" através de processos de corrupção.

Triste país!

Recife - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...