terça-feira, 27 de julho de 2010

Um país é feito de que?


Segundo Monteiro Lobato, "um país é feito de homens e de livros". Tomando como certa essa afirmação, podemos dizer que nosso país está "começando a ser feito", então.

Dados de uma pesquisa patrocinada pela Associação Nacional de Livrarias, mostra que o brasileiro está lendo mais. A média atual é de 1,9 livros por habitante/ano. O que ainda é baixíssimo comparado a outros países sul-americanos, como na Argentina, onde a média é de 5 livros/ano por habitante, 3 livros no Chile e 2,5 na Colômbia.

Num país, onde o presidente da república desdenha sobre a importância da leitura, há avanços na área. Há no país, hoje, 2.980 livrarias, um aumento de 11% em relação ao ano de 2006.

Concordo com o pensamento de uma dona de livraria, ouvida numa reportagem sobre a pesquisa: “A gente acredita realmente que o livro é capaz de transformar as pessoas, transformar o mundo, formar uma consciência crítica, formar cidadãos, pessoas melhores”.

Num país onde a grande maioria dos alfabetizados, são "analfabetos funcionais", há de se fazer, de fato, uma revolução, para que a frase dessa empresária seja efetiva.



Recife - PE
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Paula Marina disse...

Vivemos num país que trata a literatura como algo de menor valor e que não é tão importante para a educação. Esqueceu-se que através dela o ser humano se faz humano, pois nela desenvolve sua leitura sobre o mundo. A escola atualmente trata a leitura como um trabalho encomendado e dessa forma as pessoas não desenvolvem suas preferencias e só leem por obrigação.

Renata!!! disse...

Meu amigo...

Vou contar algo p te deixar alegre...
Agora em agosto começo a cursar a faculdade de Letras. Sim, quero ser professora!
Professora de Português, de Literatura...

Isso não vai mudar o mundo, mas espero mudar o mundo de algumas pessoas!

Beijinhos

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...