quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Los trinta y tres



O mundo inteiro teve seus olhos voltados para o Chile, desde a noite do último dia 12 e durante todo o dia de ontem, comemorando o resgate dos mineiros presos a quase 700 metros abaixo da superfície, desde o último dia 05 de agosto.

A sensação geral era de solidariedade com o país e com cada um daqueles mineiros e suas famílias, todos torcendo pelo sucesso da operação de resgate e se emocionando como se fossem nossos próprios parentes.

Foi uma lição de como o mundo pode se unir em pró de uma ação positiva em favor de pessoas ou de um povo, remédio certo contra a indiferença, contra a falta de solidariedade, contra o egoísmo causador de guerras, de fome, de sub-desenvolvimento, entre outros males.

Tive oportunidade de visitar o Chile no último mês de julho passado. Causou-me admiração seu povo receptivo, cidades limpas, trânsito organizado. Os chilenos lêem, em média, 4 livros por ano. Ao contrário do Brasil, onde se lê 1,9 livros.

Conversando com várias pessoas sobre sensação de corrupção, essa é praticamente imperceptível entre pessoas bem informadas e politizadas. Não tiveram o "azar" de ter um "petê" por lá, graças a Deus. É um país preocupado com a qualidade de vida de seus habitantes e onde a pobreza é tratada com dignidade, praticamente sem miseráveis. E ele nem recebem "bolsa família" por lá.

O povo, o país, o governo, os mineiros e suas famílias, estão de parabéns por terem dado ao mundo, a oportunidade de uma reflexão mais profunda sobre todos os valores que foram ressaltados nestes dias, desde que ocorreu a tragédia.

Que seja aproveitado!

Recife - PE
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Raphael Rocha Lopes disse...

Agostinho, realmente a história toda é impressionante. E, como vc bem escreveu, serve para nossa reflexão. Nessa linha, aproveitando a realidade, sugiro a leitura do livro "O caso dos exploradores de caverna". Também nos faz refletir sobre o comportamento humano e sobre como podemos relativizá-lo de acordo com a situação enfrentada. Abraço.

Paula Marina disse...

los treinta y tres
são um exemplo de força e vontade de viver.

Si Wasabi disse...

Realmente é uma história que tocou a todos e é preciso muita força pra, no mínimo, não enlouquecer, ao ficar naquelas condições!!!

Comentário a parte... se fossem 33 mulheres, imagina como ia ser a fase de tpm... não sei se teriam sobrevivido ou se matado... hehehe

Bjs.

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...