sexta-feira, 22 de outubro de 2010




Na terça-feira passada, na faculdade onde este ano termino o curso de "Gastronomia", em "Cozinha Pernambucana" tivemos uma aula prática sobre a carne de bode, tão consumida no nordeste, em especial no sertão nordestino.

Sei que há uma grande discriminação com a iguaria, mas garanto que trata-se de uma carne muito saudável, com baixo teor de gordura e de excelente sabor, que pode ser consumida em diversas formas.

Desdo o ano passado que tive a idéia de tentar prepará-la "ao leite de coco", forma geralmente utilizada em peixes. Nesta aula tivemos a oportunidade de fazer essa experiência. Os resultados foram excelentes em textura, sabor, aroma. As fotos foram tiradas nesta ocasião.

Abaixo a receita desta experiência saaborosa, para quem quiser se aventurar:




INGREDIENTES

600 g de carne de bode
1 tomate
3 dentes de alho
1 pimentão
1 cebola
400 ml de Leite de Coco
Mix de pimentas secas (reino preta e branca, zimbro, pimenta jamaica e rosa)
Cominho a gosto
Folha de louro
Coentro a gosto
Cebolinha a gosto
50 g de extrato de tomate
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
200g de arroz
200 ml de Farinha de Mandioca


MODO DE PREPARO

Tempere o bode a cebola, pimentão, tomate, salsa, cebolinha, todos cortados em brunoise (cubinhos) e com os temperos secos. Deixe descansar por alguns minutos.

Em uma panela de pressão, coloque o alho e a cebola, depois acrescente a carne de bode, já tratada e cortada em pedaços, junto com os ingredientes e os temperos. Acrescente água o suficiente e deixe ferver em fogo brando por cerca de 20 minutos após começar a pressão. Tire a panela do fogo e retire o molho suficiente para o preparo do pirão, reservando. Acrescente o leite de coco e deixe em fogo brando por mais 10 minutos, sem pressão, mexendo sempre, sem deixar levantar fervura.

Como o milho retirado, em panela à parte, volte ao fogo e vá acrescentando aos poucos a farinha de mandioca, até chegar na consistência desejada.

Prepare à parte, o arroz branco refogado com alho e óleo.

Sirva a carne, decorada com cebolinha cortada, acpompanhada do pirão e do arroz.
Rende 4 porções.

Quem experimentar, deixe aqui seu testemunho.

Recife - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...