sábado, 11 de dezembro de 2010

Com que roupa eu vou?

video


O título deste post nos faz lembrar de um samba de Noel Rosa, seu primeiro sucesso, no ano de 1931, que vendeu, na época, 15.000 discos. A música foi inspirada numa situação inusitada. Por ter a saúde debilitada, sua mãe lhe pedia para não sair de casa e participar das noites de boemia, mas ele nunca a obedecia. Numa certa noite, ela escondeu todas as suas roupas e ele não pode sair, mas, em compensação, nos deu esse maravilhoso samba, que faz sucesso até os dias atuais, gravado por outras tantas vozes. No video acima, podemos escutar o próprio Noel, cantando.

Hoje Noel faria 100 anos, mas morreu jovem, aos 26 anos, vítima da tuberculose, agravada pelo cigarro e pelas noites de boemia.

Primeiro filho de seu Manoel e dona Marta de Medeiros Rosa, Noel veio ao mundo em 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, RJ, em parto difícil - para não perderem mãe e filho, os médicos usaram o fórceps para ajudar, o que acabou causando-lhe a lesão no queixo, que o acompanhou por toda a vida.

Franzino, Noel aprendeu a tocar bandolim com sua mãe - era quando se sentia mais importante, lá no Colégio São Bento. Sentava-se para tocar, e todos os meninos e meninas paravam para ouvi-lo extasiados. Com o tempo, adotou o instrumento que seu pai tocava, o violão.

Noel era tímido e recatado, tinha vergonha da marca que trazia no rosto, (causada pelos forceps usado em seu parto) e evitava comer em público por causa do defeito e só relaxava bebendo ou compondo. Sem dinheiro, vivia às custas de poucos trocados que recebia de suas composições e do auxílio de sua mãe. Mas tudo que ganhava era gasto com a boemia, com as mulheres e com a bebida. Isso acelerou um processo crônico pulmonar que acabou em tuberculose. Noel morreu no Rio de Janeiro, em 04 de maio de 1937, aos 26 anos, vitimado pela doença.
Suas composições ainda hoje são regravadas por grandes nomes de nossa música: Com que roupa, Conversa de Botequim, Palpite Infeliz, Três Apitos, Último Desejo, Gago Apaixonado, Minha Viola, Feitio de Oração, Feitio de Oração e Prá Que Mentir, são algumas das composições desse grande compositor, que teve uma vida curta, mas que se prolonga até hoje, através de sua música.

Recife - PE


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...