quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Somos de fato, corruPTos e ignorantes?


Pesquisa da "Transparência Internacional", constatou que 64% dos brasileiros têm a percepção de que a corrupção aumentou no Brasil, nos últimos 3 anos e atribuem, especialmente, esse aumento, aos partidos políticos, ao Poder Legislativo, ao Judiciário e à polícia.

Um em cada quatro dos pesquisados, afirmaram já ter pago propina, especialmente à polícia.

Daí se explica a condescendência da grande maioria dos brasileiros à corrupção e talvez se explique a eleição e reeleição de tantos escolhidos nas últimas eleições de outubro passado, desde os cargos de primeiríssimo e primeiros escalões (tantos deles associados a denúncias de corrupção), até a de determinados candidatos a deputados e senadores da República.

Estamos então, destinados a sermos o eterno país da sacanagem institucionalizada, onde tudo é permitido, exceto ser honesto?






Por outro lado, pesquisa do PISA, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, constatou que quase metade dos alunos avaliados no Brasil (49,6%), não sabem, sequer, interpretar um texto. Ou seja: estamos formando cada vez mais "analfabetos funcionais". E são exatamente esses alunos que serão os eleitores de amanhã, formados para "não pensarem" e para serem seres individualistas e egoístas, sem nenhum senso de coletividade e do "bem comum", massa que interessa aos corruPTos de plantão, para manutenção de seus currais, assegurados por ditos "programas sociais", que no dizer do compositor João Dantas, ainda na década de 30, em "Vozes da Seca", afirmava: "Mas, doutor! Uma esmola para um homem que é são, o lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão". E é isso que o Brasil está conseguindo: formar uma legião de viciados, corruPTos e corruptores e analfabetos funcionais.

Mais tarde essa fatura será cobrada.

Recife - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...