terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

1987: O ano que não terminou!


Em 1987, os grandes clubes brasileiros se rebelaram contra a CBF, dando origem ao famigerado "Clube dos 13" e organizando um campeonato nacional à parte.

A CBF vendo que havia perdido o embate, voltou atrás e firmou acordo com os "rebelados", voltando a organizar a competição nacional, dividindo os clubes em dois grupos chamados de "Módulo Verde", onde estavam os grandes clubes e o "Módulo Amarelo", com os chamados "times B", algo parecido com o que temos hoje com as séries A e B. Aquela competição foi batizada de "Copa União".

No meio da competição, pressionada pelos times do "baixo clero", a CBF mudou as regras e determinou que os dois primeiros colocados em cada módulo, Verde e Amarelo, deveriam se enfrentar em um quadrangular, para definir que time seria o campeão nacional.

Resultado final: os grandes clubes não aceitaram a mudança imposta e o campeão e vice do Módulo Verde, Flamengo e Internacional, se recusaram a jogar com os dois clubes classificados em primeiro e segundo lugar, no Módulo Amarelo, Sport Recife e Guarani, de Campinas - SP.

Os dois "amarelos" jogaram entre si e a CBF os declarou o Sport Recife como campeão e o Guarani, como vice.

Desde então esse título vem sendo disputado no tapetão, na justiça e na imprensa.

Não tenho a menor simpatia pelo Flamengo, mas acho que por direito o título lhe pertence, já que as regras foram mudadas já com o campeonato em andamento.

Resta ao Sport, também conhecido entre seus desafetos como "a coisa" e ainda "a cachorra de peruca", se contentar em ser o "campeão dos amarelos", embora a CBF, comandada pelo titubeante Ricardo Teixeira, ainda tenha lhe dado a benesse de "co-campeão" junto com o Flamengo.

Ah... Esqueci de falar que, de lambuja, o Sport ainda disputou a "Libertadores das Américas" naquele ano, obviamente fazendo vergonha, bem como foi agraciado com o convite a fazer parte do "Clube dos 13", o que até hoje lhe mantém financeiramente.

No Brasil também a corrupção anda de mãos dadas com os esportes.



Cabo de Santo Agostinho - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...