quinta-feira, 10 de março de 2011

Impressões de viagem!

Monumento aos pioneiros do estado de Roraima, em Boa Vista


Vista Parcial da cidade de Boa Vista - RR


Aqui em Pernambuco e, acredito, nas demais regiões do Brasil, quando se fala de Região Norte, vem à mente apenas os estados do Pará e sua capital, Belém e o estado do Amazonas, por Manaus e pela selva amazônica. Sabemos dos demais estados, mas têm pouca importância em nossas memórias.

Saí de Recife dia 01 deste mês em direção a Manaus, onde fiquei até o dia 04 e de lá fui à cidade de Boa Vista, em Roraima. Hoje quero me deter em minha impressão sobre a cidade de Boa Vista, já que falar de Manaus, com tudo o que já conhecemos, seria "chover no molhado".

Minha primeira boa impressão sobre a cidade, sem contar com o impacto de um calor de 35 graus para um início de tarde de sexta-feira, foi já na chegada ao aeroporto, pequeno, porém bonito, limpo, funcional e ágil. A segunda boa impressão foram com as avenidas largas, em bom estado de conservação, bem sinalizadas e com quase ausência de semáforos e com um eficiente sistema de rotatórias, que permite fluidez ao trânsito. É uma cidade plana, com pouquíssimos edifícios. Recentemente foi construído o prédio mais alto do estado, com 19 andares, quando já é comum nas grandes capitais, edifícios com 40 andares.

Fiz uma visita também ao parque industrial da cidade, às margens da BR 174, que ao sul leva à cidade de Manaus e ao norte, à Venezuela, servido de boa infra-estrutura, sendo precário ainda, pelo que soube, o fornecimento de água, embora a cidade esteja às margens do Rio Branco.

Segundo dados de 2009, o estado de Roraima tem cerca de 400.000 mil habitantes e a cidade de Boa Vista concentra cerca d 65% desse total. A economia gira basicamente em torno "maior empregador do estado", o serviço público. Há algumas indústrias de refrigerantes, sabão e beneficiamento do arroz. Porém, em minha opinião, há um grande espaço para crescimento especialmente no setor de serviços como os relacionados ao turismo, que necessita ser incentivado e desenvolvido, desenvolvendo assim outras atividades como os dos setores de alimentação, hotelaria e diversões, esse bastante carente. Arriscaria dizer que pode ser um "novo Eldorado" a quem tiver a coragem e a ousadia de investir nesses setores. Creio que não faltaria apoio por parte dos órgãos públicos.

É um estado onde a especulação imobiliária ainda não tem vez e há uma grande oferta de terrenos em áreas nobres da cidade, a preços bastante atrativos.

Enfim, é uma cidade que vale a pena conhecer, especialmente a quem planeja visitar a Região Norte ou quem está em busca de um reduto ou ainda de novas oportunidades de investimento.



Recife - PE

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...