quarta-feira, 29 de junho de 2011

Hoje é dia do Nhoque da Fortuna


Em tempos remotos, certo dia 29 na Itália, um andarilho faminto bateu na porta de um casebre na expectativa de um prato de comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, São Genaro. Repartiram então a abençoada refeição, cabendo sete pedacinhos a cada um.

Após saborear o delicioso nhoque, São Genaro satisfeito, agradeceu e partiu.Quando foram recolher os pratos descobriram que em baixo de cada um havia notas de dinheiro.Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do "Nhoque da Fartura", acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato e comer primeiro os sete pedacinhos em pé, para depois comer a vontade.

Para comemorar bem o dia, vai uma receita de Nhoque com Manteiga, Sálvia e Parmesão. Para acompanhar, sugiro a harmonização com algum vinho branco leve.

Bom apetite!
Ingredientes

MASSA

- 01 Kg de Batata Asterix
- 04 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 04 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 250 g de farinha de trigo
- 01 0v0
- 01 pitada de noz moscada ralada
- Sal a gosto

MOLHO

- 02 colheres de sopa de manteiga
- 05 folhas de sálvia
- 03 colheres de sopa de queijo parmesão ralado



MODO DE PREPARO

Massa

Lave as batatas, coloque-as -com casca- em uma assadeira em uma única camada. Cubra com papel alumínio e asse por a 180ºc até ficarem macias.

Descasque as batatas e passe em uma peneira fina enquanto ainda estiverem quentes. Depois, incorpore o parmesão e a manteiga e mexa vigorosamente até obter uma massa lisa e uniforme.

Espalhe em uma assadeira e deixe descansar até esfriar completamente.

Junte o ovo e 1/3 da farinha e trabalhe a massa com as mãos até que fique com uma consistência macia, ligada e não grude mais nas mãos.

Faça pequenos rolos com a massa na espessura que desejar e corte em pedaços pequenos no tamanho desejado. Reserve.

Molho

Coloque o nhoque para cozinhar em água fervente previamente salgada.

Enquanto a massa cozinha, derreta a manteiga em fogo baixo, cuidando para não deixar queimar. Junte as folhas de sálvia e deixe fritar.

Quando os nhoques subirem à superfície, retire-os da água e coloque-os na frigideira. Mexa delicadamente para que fiquem envolvidos pela manteiga.

Sirva imediatamente com o parmesão ralado.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...