sábado, 2 de julho de 2011

Uma breve viagem a Toscana e seus sabores


A culinária da Toscana, tem Firenze (Florença), como capital. Entre as cidades mais importantes, destacamos, além da própria Firenze, Pisa, Arezzo, Livorno e Siena.

Região de beleza singular, impossível não se encantar com os campos de girassóis e os ciprestes, que ladeiam caminhos encontrados nas cidades do interior.

Sua culinária tem duas características marcantes: A rural, simples, perfumada com ervas, intensa nos sabores das carnes de caça e farta em molhos fortes. De outro, a chamada "cozinha fresca", rica em peixe e moluscos do Mar Tirreno, que banha uma extensa parte de seu território.

O Parpadelle ao ragu di carne i fungui, é um de seus pratos mais tradicionais. Mas hoje vamos destacar aqui uma receita da tradicional Acquacotta, uma sopa de vegetais, típica da região, ideal para consumo nesses dias frios.


Ingredientes

- 500 g de pão italiano ao filão (com menos miolo) amanhecido
- 1 kg de chicória
- 4 ovos
- 300 g de tomate italiano
- 2 dentes de alho
50 g de parmesão ralado
- 1,5 litro de água
- Sal e pimenta à gosto


Preparo

Lave e corte a chicória em tiras. Pique o alho e corte os tomates grosseiramente. Ferva a água e junte a chicória, o alho, o tomate, sal e pimenta. Cozinhe em fogo médio com a panela destampada por cerca de 90 minutos. Pouco antes de retirar do fogo, acrescente os ovos batidos. Doure as fatias de pão no forno e disponha-as em cumbucas. Despeje o caldo por cima e sirva com o parmesão.

Dica:
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...