quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O que a diarreia tem à ver com a independência do Brasil?



Segundo o escritor Laurentino Gomes, em 1822, "a montaria usada por D. Pedro nem de longe lembrava o fogoso alazão que, meio século mais tarde, o pintor Pedro Américo colocaria no quadro 'Independência ou Morte', também chamado de 'O Grito do Ipiranga". E ainda: "Prostrado por problemas intestinais, o príncipe refugiu-se na modéstia estalagem situada à beira do porto. Maria Couto, responsável pelo estabelecimento, preparou-lhe um chá de folha de goiabeira, remédio ancestral usado no Brasil contra a diarreia".

E continua: "Do alto da serra levaram-se mais seis horas para atravessar o trecho do planalto em direção à capital paulista, incluindo parada de uma hora para almoço e descanso. Por isso, só ao cair da tarde daquele Sete de Setembro a comitiva chegou à colina do Ipiranga. Por ordem do príncipe, que mais uma vez se vira compelido a interromper sua jornada devido às cólicas intestinais, a guarda de honra se adiantara e o esperava em uma venda situada a 600 metros mais à frente, junto ao riacho que ficaria famoso antes do anoitecer".

Portanto o que conhecemos como "grito da independência", não teve, nem de longe o glamour nem os nobres sentimentos de patriotismo, que nos fizeram crer desde o ensino fundamental, o antigo primário.

Dom Pedro, pressionado por Portugal, a quem tinham como um rebelde, pressionado por José Bonifácio e pela Princesa Leopoldina, tendo recebido naquela local o Padre Belchior, portador de uma carta de José Bonifácio, que recomendava a imediata declaração de independência, segundo testemunhas, declarou: " - Padre Belchior, eles o querem, eles terão a sua conta. As cortes me perseguem, chamam-me com desprezo de rapazinho e de brasileiro. Pois verão agora quanto vale o rapazinho. De hoje em diante estão quebradas as nossas relações. Nada mais quero com o governo português e proclamo o Brasil, para sempre, separado de Portugal".

E foi assim, por conta de uma diarreia, que foi proclamada naquele dia a "Independência do Brasil" e que, certamente explica, por que até hoje vivemos como vítimas "das diarreias" políticas, dos que comandam esse brioso país.



Recife - PE
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Frank Lucas disse...

Parabéns seu blog é muito bonito, acompanho sempre ele - Se possivel peço que permitar divulgar o meu que esta abaixo neste espaço e se quizer pode divulgar o seu nos meus blogs fique a vontade, desde ja agradeço.

 
Tudo sobre 7 de Setembro Para Professores e Alunos
 
Para Professores:


Aprenda a fazer Origami para o Dia da independência


Atividades - Dia da Independência


Desenhos para Colorir Dia da Pátria


Dicas e Projetos Pedagogicos


Hino da Independência do Brasil


História do Dia da Independência


Só Cruzadinhas para o Dia da Patria


Para os Alunos:

Resumo sobre o Dia da Independência


O dia da Independência é importante?



Qual independência era monarquia?


Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...