quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Quem sabe o que é "Saudades"?

video


Muito já se escreveu sobre "Saudades", inclusive que a língua portuguesa é a única no mundo, que contém uma palavra que defina o sentimento como de fato ele é.

Vez por outra me pego pensando sobre isso e foi assim ontem, voltando de uma viagem ao interior do estado, ao escutar a música acima, contida num CD que há tempos eu havia adquirido, mas nunca o escutado.

Para mim, até agora, a definição mais perfeita e mais dolorida de "saudades", era a frase de uma música de Chico Buarque, chamada "Pedaço de Mim", que a define, dizendo assim: "Saudades é arrumar o quarto do filho que já morreu". E essa "figura de linguagem" sempre me angustiou, até mesmo porque já tive a oportunidade de ver a dor de uma mãe que perdeu seu filho, ainda muito jovem, de forma trágica.

Me vem à mente também, a imagem de Maria, aos pés da cruz, assistindo a dor e morte de seu Filho.

Às vezes sentimos saudades até do que nunca tivemos...

Mas essa música chamada "Saudades", composta por Chico César e Paulinho Moska, que no clip acima é interpretada por Lenine e Maria Betânia, renovou o meu conceito de "saudades", quando, entre outras definições, diz que "saudade é a luz que sobra da pessoa".

Entendi então que essa "luz que sobra e que permanece" são os faróis que muitas vezes nos conduzem em nossos caminhos. E assim, a melancolia ganha sentido, porque não nos deixa sentir a "ausência" das pessoas a quem amamos.



Recife - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...