quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ser ou não ser ridículo


Recentemente vi pela imprensa, o resultado de uma pesquisa que apontava os nomes próprios mais comuns no Brasil. Maria, José e Antonio, respectivamente, encabeçavam a lista.

Mas o que mais chama mesmo a atenção são os nomes ridículos com que muitos são batizados aqui no Brasil, verdadeiras obras da criatividade de mentes limitadas, que certamente, trarão constrangimentos aos portadores, a partir do primeiro momento em que ele circular fora de seu âmbito de convívio social.

O cidadão, cujos documentos estão reproduzidos na foto acima, é do Rio Grande do Norte e não me deixa mentir quando se fala em "nomes ridículos". Ele chama-se Charlingtonglaevionbeecheknavare dos Anjos Mendonça.

Vi certa vez numa rede social, alguém que se chama "Wallafe Kaique", sem contar com: Hericlapton da Silva, Marli Monrói, Sherlock Holme da Silva, Shuasneguer Ramos Costa, Welison Isnaipe.

Matéria recente da revista "Carta Capital", intitulada "A moda dos nomes próprios" (http://www.cartacapital.com.br/cultura/a-moda-dos-nomes-proprios/), conta uma história real e inusitada, que merece registro: em Minas Gerais, registraram uma menina com o nome de "Elis Chamela de Maria". Diz a matéria que, ao ser indagado pela moça do cartório sobre qual seria o nome da menina, o pai respondeu com seu sotaque caipira: "Elis chamela de Maria", quando na verdade deveria dizer "Maria! Porque eles chamam ela de Maria".

Tenho por hobby ler nos jornais, listas de aprovados em vestibulares. É um campo ideal para colher essas "pérolas".

E enquanto isso, a chamada "elite econômica e cultural", está voltando às raízes e batizando os seus filhos com nome de gente. É cada vez mais comum os e as João, Pedro, Joaquim, Cristina, Maria...

Como diz João Ubaldo, "viva o povo brasileiro"!


Recife - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...