terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil


Hoje, 12 de junho, é o "Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil". Segundo a OIT - Organização Internacional do Trabalho, órgão da ONU, 115 milhões de crianças no mundo inteiro, estão submetidas a trabalhos perigosos.

Trabalhar não é coisa para crianças. Lugar de crianças é na escola, se formando e se informando, contribuindo para se criar verdadeiros cidadãos, conscientes de suas responsabilidades perante a sociedade e o mundo em que vivem.

No Brasil, essa realidade do trabalho infantil, aliada às péssimas condições de ensino, a exemplo do estado do Maranhão, onde em muitas escolas sequer começou o ano letivo de 2012, por falta de condições estruturais das escolas, favorece apenas o surgimento de cidadãos dependentes do Estado, sabe-se lá de de propósito, para criar cada vez mais os "currais" de gente que não pensa, apenas obedece ao dono do poder.

Que país nós queremos? Somos chamados a responder a essa pergunta a cada momento: quando nos defrontamos com casos de exploração da infância, quando presenciamos e somos vítimas da violência, quando pagamos impostos, quando resolvemos não jogar nosso lixo no chão e, mais ainda, quando temos a oportunidade de escolhermos nossos governantes, à partir do voto, evitando também de "jogarmos lixo nas urnas".

Tá aí a proposta e o desafio!


Cabo de Santo Agostinho - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...