segunda-feira, 16 de julho de 2012

Passeando em Tatuí


A cidade de Tatuí, em São Paulo, distante 130 Km, da Capital, é conhecida nacionalmente como "a Capital da Música". A cidade abriga o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, a maior escola de música da América Latina e a mais tradicional do Brasil.

Cheguei ontem à tarde à cidade, onde permaneço até a próxima quarta-feira. Cidade de 110 mil habitantes, situada na microrregião região de Sorocaba, não tem absolutamente nada à ver com a vida agitada das grandes metrópoles.

Ontem no fim da tarde, fui andar pelas ruas  e "fazer um reconhecimento do território". Ao parar numa praça onde havia um espaço com diversos boxes que oferecem serviço de lanches, fui ao "Lanche do Gaúcho", onde fui atendido pelo José Augusto e sua esposa, proprietários do boxe. Em cinco minutos de conversa, sabia mais da vida dele do que imaginava. Contou-me que "era um gaúcho do estado do Pará" e daí, para contar toda sua trajetória de vida, incluindo, trabalhos e família, foi automático.

Mais tarde, na Praça da Matriz, no "Bar Café Canção", foi a oportunidade para ouvir um grupo de chorinho, composto por alunos do Conservatório, que ali se apresentavam. E também de degustar uma excelente cerveja e um risoto diferente, feito de arroz integral, mas bastante saboroso. Não demorou e o proprietário do local veio à nossa mesa, oferecer um café como cortesia. Daí desenrolou-se outra conversa que incluiu gastronomia e música.

Li, certa vez, uma poesia, que descreve o que encontrei nesta cidade. Infelizmente desconheço a autoria. Mas acho que é assim:

Quero a paz das cidades pequenas.
Noites de sono
de noite.
Café da manhã
de manhã.
E aquele silêncio pleno
de que tudo vai dar certo.


Tatuí - SP
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

voz de tatui disse...

Tatuí tem a sua microregião

voz de tatui disse...

e é Café Canção

Agostinho Lopes disse...

Obrigado "Voz de Tatuí", pelos comentários. Vou consertar.

Abraços

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...