sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Somos nós que fazemos a História!


Ainda nos tempos do ginasial, nas aulas de "História Geral", no frescor de minha juventude, aprendi a diferença entre "Fato Social" e "Fato Histórico". A professora exemplificava que "nem todo fato social é um fato histórico, mas a recíproca é verdeira" e recheava sua aula de exemplos.

E eu imaginando se na minha tenra idade, já havia presenciado algum fato social, que também fosse um fato histórico.

Passaram-se os anos e hoje, agora "no frescor da maturidade", olho para trás e fico feliz por ter não apenas presenciado fatos históricos, mas até mesmo de ter sido protagonista de alguns deles. Quem não lembra da campanha das "Diretas Já"? Do impeachment de collor? Da morte e eleição de 03 Papas? Da eleição e da morte de Tancredo Neves? Da queda da Ditadura Militar? Da morte de Airton Senna? Da primeira eleição direta para presidente, pós-ditadura? Enfim, são incontáveis e, certamente, muitos dos que me leem, também estiveram presentes nesses "fatos sociais e históricos".

Ontem, certamente tivemos a alegria, para a quase totalidade dos brasileiros, de presenciar um fato social e histórico de imensa relevância: a posse do Ministro Joaquim Benedito Barbosa, como presidente do STF - Supremo Tribunal Federal.

Esse fato carrega muitos simbolismos, além de ser o primeiro negro a chegar ao posto, depois de ser o primeiro negro a ser nomeado para a mais alta corte do país. Ele nos traz um resquício de esperança numa Justiça parcial, relativa, tardia, corrompida e, acima de tudo, injusta. E isso é representado pela integridade demonstrada até agora, por esse homem que nos faz acreditar que o STF não é uma "casa de intocáveis e de onipotentes", mas que ao aproximar-se da sociedade, pode dar as respostas que as mulheres e os homens de bem dessa sociedade, esperam e exigem, da Justiça de seu país.

Parabéns, Ministro Joaquim! Que Deus abençoe sua jornada e o livre de todos os percalços, que certamente virão.


Recife - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...