terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Ainda há uma luz no fim do túnel...



Contra as previsões mais otimistas, acabou ontem, depois de 53 sessões, a ação penal que ficou consagrada como "Julgamento do Escândalo do Mensalão".

Mesmo depois de 7 anos desde o recebimento da denúncia pelo STF até sua conclusão, mesmo com o protelamento do Ministro Revisor, ricardo levandowski na entrega dos autos para o início do julgamento; mesmo com a presença dos "advogados de defesa", levandowski e dias toffoli, este último notamente despreparado e nomeado com o objetivo claro de atuar a favor dos então acusados; mesmo com a leitura protelatória de seus votos, do ministro revisor, venceu a Justiça.

Vivemos num regime democrático e o tribunal que regula o regime, no Brasil e em qualquer país do mundo, é o seu tribunal de última instância, no nosso caso, o Supremo Tribunal Federal, guardião e intérprete da Constituição, a Carta Magna do país. O colegiado decidiu e portanto, deve ser respeitado na íntegra.

O presidente da Câmara, no caso das cassações dos deputados condenados, age mais como "petista" que como presidente da casa; mais como corporativista do que quem é obrigado a respeitar as leis do país. É inconcebível que um condenado por crimes de formação de quadrilha, desvio de verbas públicas, possa continuar a exercer um mandato público. A Câmara cabe apenas o papel homologatório da decisão.

Cabe a cada um de nós, cidadãos, não conduzir nem reconduzir ao poder, nenhum desses "improbos", inclusive os que ainda não foram investigados, mas que tiveram papel notório nas ações, bem como têm deixado suas digitais impressas em tantos outros mal feitos a cada dia revelados.

Obrigado Supremo Tribunal Federal, por nos fazer acreditar que ainda vale a pena ter esperança na Justiça nesse país; obrigado o Ministro Joaquim Barbosa, sem o qual correríamos o risco de saborear mais uma pizza amarga.


Cabo de Santo Agostinho - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...