terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A Cultura do Jeitinho


Segundo os dicionários, o termo "cultura" significa "todo o complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".

Chama a atenção nesta definição os termos que se relacionam a "moral, lei e costumes". Cada vez mais nos indignamos com as práticas de corrupção entranhadas nesse país e cometidas por quem recebe o poder como atribuição, especialmente os políticos, funcionários públicos, juízes, policiais, etc. Mas não podemos esquecer que para existir um corrupto, existe também um corruptor e um não existe sem o outro.

A "cultura do jeitinho" que infelizmente faz parte do nosso dia-a-dia e à qual muitas vezes recorremos, quando pagamos propina a um guarda de trânsito, quando não devolvemos um objeto encontrado, quando ficamos com o troco que nos foi dado a mais, quando corrompemos um fiscal para liberar uma licença qualquer...



Foi certamente essa "cultura" a culpada pela morte de 231 pessoas na tragédia em Santa Maria e pelas vidas que ainda correm risco de morte. Sempre achamos que pode acontecer com o vizinho, mas nunca com a gente, se somos irresponsáveis.

Estamos pagando um preço alto demais por essa permissividade, mas se assimilarmos e tentarmos ser mais responsáveis, se tentarmos escolher melhor nossos representantes políticos, se tentarmos ser solidários, se tentarmos "ser" ao invés de "ter", talvez esse preço alto não tenha sido em vão. Quiçá...


Recife - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...