segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

É de amargar




Nesta semana pré-carnavalesca, uma boa dose do autêntico "Senhor Frevo". Desta vez, uma coletânea de Frevos-Canção, compostos por Capiba, na voz de Claudionor Germano.

O Frevo:


Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte[2].
capoeira é uma luta que influenciou diretamente as origens do frevo.
Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias. (Wikipédia)
A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.[
O frevo, quando cantado com acompanhamento de orquesta de metais, é classificado como "Frevo-Canção".

Capiba:

Nascido Lourenço da Fonseca Barbosa, na cidade de Surubim, Pernambuco, no ano de 1904 e morto em Recife, em dezembro de 1997. É o mais conhecido compositor de frevos do Brasil.
Capiba escreveu mais de 200 canções, em sua maioria de frevo, mas também de samba e música erudita. Várias são sempre lembradas nos carnavais de Pernambuco.
Uma de suas canções carnavalescas mais famosas é É de Amargar. Ela foi vencedora de um festival de frevo em Pernambuco, em 1934. Entre outros prêmios, em 1967 conquistou o 5° lugar no Segundo Festival Internacional da Canção, com a música São os do Norte que Vêm.
É também autor da valsa "Maria Betânia", sucesso nas vozes de Nelson Gonçalves, Maria Betânia e Caetano Veloso.

Recife - PE

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...