segunda-feira, 25 de março de 2013

Cidades, Cidadãos e Cidadania


Há algum tempo meu olhar observador tem caído sobre um fenômeno que, a cada dia, compromete a qualidade de vida dos moradores das médias e grandes cidades.

Podemos dizer que vivemos a "ditadura dos empreiteiros", cuja única finalidade é o lucro fácil e rápido, passando a impressão de que estão oferecendo soluções, quando, na verdade, são verdadeiras "fábricas de problemas".


Em um terreno onde outrora havia duas grandes casas, com quintais, fruteiras e plantas e onde moravam, no máximo 10 pessoas, cada casa com 02 veículos, é construído um edifício de 35 andares, com dois apartamentos por andar. Serão 70 apartamentos. Se em cada um morar 3 pessoas, teremos 210 moradores onde antes moravam 10. Se em cada apartamento seus moradores têm 02 carros, serão 140 veículos.

Ou seja, onde antes moravam dez pessoas, há agora 210. Onde apenas 4 veículos transitavam, transitam agora 140 veículos. A rede de esgoto que suportava a demanda de 10 habitantes, agora são obrigadas a suportar a de 210. Sem contar a produção de lixo, de poluição, de perda de tempo nos engarrafamentos cada vez mais constantes.

Li recentemente que "está na moda", pequenas unidades habitacionais de 50 m². Quem lançou essa moda? As empreiteiras e seu poder de sedução através da propaganda, da mídia e de seus "defensores" nas câmaras municipais, estaduais e federais, sem contar com a defesa feita pelo executivo, nas três instâncias de poder.

As empreiteiras sempre foram e são cada vez mais, instrumentos de "corrupção ativa", sempre na busca da defesa de seus interesses mais imediatos. Ainda esta semana foi revelado o lobby feito pelo ex-presidente lula, em defesa dessas empresas, desta vez em escala mundial. Candidaturas são financiadas a cada campanha, oficialmente e oficiosamente, sem levar em conta o pagamento de propinas para que seus danosos projetos sejam aprovados.

Que cidades queremos? Que qualidade de vida exigimos e precisamos? Como dar um basta nisso tudo? - Pensemos!


Recife - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...