terça-feira, 21 de maio de 2013

O dois abolicionistas



Morreu em 1910, o abolicionista Joaquim Nabuco. Diplomata, grande orador, jurista e jornalista, autor de "O Abolicionismo" e "Minha Formação", foi grande defensor do fim da escravidão no Brasil, nos tempos do império.

Nos dias atuais, outro grande brasileiro, também chamado Joaquim, mas negro como os que eram defendidos pelo primeiro, mais uma vez abala as estruturas políticas, hoje não mais escravocrata, mas consumidas pela corrupção e pela mentira: Joaquim Barbosa.

De Joaquim Barbosa pode-se concordar ou discordar. Às vezes o ministro emite uma ou outra opinião que muitas vezes dizemos em roda de amigos, mas que seriam "politicamente incorretas" de serem ditas em público, como falou recentemente sobre "advogados que acordam tarde".

Porém sem ele, o julgamento do Escândalo do Mensalão teria dado em pizza, como sempre. Sem ele os "donos dos podres poderes" não seriam obrigados a escutar verdades cruéis, como as proferidas ontem, durante uma palestra a estudantes numa universidade de Brasília. E o que disse o ministro?

“Temos partidos ‘de mentirinha’. Nós não nos identificamos com partidos que nos representam no Congresso. Tampouco esses partidos e seus lideres têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder”

 “O Congresso é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. As maiorias, as lideranças do Executivo que opera, fazem com que a deliberação prioritária do Congresso Nacional seja sobre matérias do interesse do Executivo”

Quem, em sã consciência, é capaz de discordar dessas afirmações? O que vimos na semana que passou, durante a votação da "MP dos Portos", batizada como "MP dos Porcos", tal o tráfico de influência que campeava entre os "deputados porcos"?

Parabéns, ministro Joaquim Barbosa. O senhor continua sendo o meu herói e o de milhares de brasileiros sérios, que amam esse país.


Cabo de Santo Agostinho - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...