terça-feira, 23 de julho de 2013

A Candelária é aqui!



Nesta semana em que vivenciamos a Jornada Mundial da Juventude, a presença do Papa Francisco, também é a semana em que relembramos a chamada "Chacina da Candelária", ocorrida há exatos 20 anos, em 23 de julho de 1993, quando três policiais e um ex-policial, por vingança, assassinaram sete "meninos de rua", que se abrigavam durante as noites, nas calçadas da Igreja da Candelária, no centro do Rio.

E as perguntas que ecoam no ar, são inúmeras: quantas chacinas semelhantes vimos ou tomamos conhecimento, apenas nesses últimos 20 anos? O que fizemos ou cobramos das autoridades de providências, para tirar essas crianças das ruas e dar-lhes condições mínimas de acesso a saúde, educação, moradia e políticas de inclusão social?

Além de aceitarmos essas anomalias como "parte da paisagem", muitas vezes contribuímos com nossas ações e omissões, para que essa situação se perpetue. São inúmeras as situações: quando aceitamos que essas crianças ao invés de estar nas escolas, estejam nos sinais vendendo balas e limpando pára-brisas; quando não exigimos das autoridades, providências e, ainda pior, quando adultos compram drogas das mãos desses menores, usados por traficantes por serem inimputáveis; quando lhes é dado bebidas alcoólicas e drogas.

Que esta semana nos sirva de reflexão e que nos conduza a sairmos de nossa "zona de conforto" e mais, que não contribuamos com "nossos pecados" para agravar ainda mais o que já é extremamente grave.


Cabo de Santo Agostinho - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...