terça-feira, 20 de agosto de 2013

Recursos Naturais: estamos no "Cheque Especial"

Segundo a ONG Global Footprint Network, se a humanidade se propusesse a consumir apenas os recursos naturais que gerasse num determinado período, hoje, 20 de agosto, teríamos que "fechar prá balanço", pois tudo o que geramos este ano, já consumimos. Ou seja, daqui por diante estaremos usando o "cheque especial", gastando mais recursos que conseguimos repor.

Segundo Juan Carlos Morales, diretor da entidade para a América Latina, a cada ano esse prazo é diminuído em 02 ou 03 dias.

Hoje seria necessário multiplicar a geração de recursos naturais por uma vez e meia, para sustentar o padrão médio de consumo e a deterioração ambiental imposta pela humanidade. Mas apenas um país como o Japão, precisaria multiplicar essa geração por 7,1 e os EUA, por 1,9.

O homem precisa repensar o seu planeta, se quiser tê-lo em condições habitáveis no futuro. Cada um de nós, também devemos pensar e fazer a nossa parte, seja agindo proativamente em favor do Meio Ambiente, seja exigindo das autoridades, meios de preservação e reposição desses recursos.

Cabo de Santo Agostinho - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...