terça-feira, 10 de setembro de 2013

Caminhando, cantando e seguindo os corruPTos!


Quando aconteceu o golpe militar no Brasil, em 1964, eu tinha ainda 2 anos e 4 meses de idade. Portanto, cresci dentro desse regime ditatorial. Apenas após meus 15 anos, que comecei a me dar conta dos fatos e a começar a criar um senso crítico em relação ao nosso momento político e social. Quando a ditadura foi sepultada, em 1985, eu já tinha 24 anos, já tinha engajamento social e participação política efetiva, sem nenhuma filiação partidária. Sou consciente de que contribuí com o meu "pingo de água no oceano", para a redemocratização do Brasil.

Passados mais 27 anos, agora com 51 de idade, olho para trás e, cá com meus botões, fico pensando: quais as diferenças dos tempos da ditadura militar para a "ditadura da safadeza" que temos hoje instalada no Brasil?

Pelo que consigo identificar, as diferenças são poucas.

Na época dos militares havia tortura física de opositores, havia manipulação de números da Economia, havia mistificação, censura aos meios de comunicação, mentira. Inegável dizer que também tivemos progresso nos setores de infra-estrutura, transporte, saúde (que saudades do INPS), etc.

Hoje, em pleno século XXI a "ditadura" é ideológica. Quem não "rezar pela cartilha petralha", é execrado. O julgo se dar através da manipulação das consciências, com distribuição de "bolsas-esmolas" que, "ou matam de vergonha ou viciam o cidadão". A censura agora quer ser oficial e criar um "conselho regulador". A mentira e a manipulação são "políticas de governo". Mas o grande diferencial entre ambos é a DESLAVADA CORRUPÇÃO que impera no Brasil nos dias atuais, para a qual "batemos palmas".

Será que lutamos e corremos para, no fim, chegarmos ao mesmo lugar?

Recife - PE


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...