quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Para que precisamos de vereadores?


A prisão de 10 dos 17 vereadores da cidade de Caruaru, aqui em Pernambuco, na data de ontem, noticiada nacionalmente, acusados de achacar o prefeito da cidade, exigindo vantagens financeiras para aprovação de projetos da prefeitura, nos leva, mais uma vez, à pergunta fatal: para que precisamos de vereadores?

Seus "vulgos" já são de bandidos e não de homens probos e de bem, verdadeiros "representantes do povo": Jajá, Val das Rendeiras, Louro do Juá, Val do DEM, entre outros.

A exemplo de Caruaru, as chamadas "Câmaras Municipais" das cidades brasileiras, são verdadeiros antros de formação de bandidos, que ali se especializam para mais tarde se projetarem como deputados estaduais e federais e, muitas vezes, a cargos executivos.

Boa oportunidade para voltar à tona, uma sugestão que não é minha, mas que sempre defendi, que cabe à sociedade, decidir se é a melhor forma e lutar por ela, especialmente numa reforma política séria. A ideia é extinguir a vereança, que seria substituídos por conselheiros eleitos por regiões delimitadas das cidades. Esses conselheiros teriam direito apenas a uma ajuda de custo de, no máximo, 05 salários-mínimos e a estrutura necessária à elaboração de leis que beneficiassem suas regiões representadas ou toda a cidade, seria bancada pela estrutura utilizada hoje nas câmaras municipais, através de funcionários concursados e, em hipótese alguma, por indicação política.

Como é bom sonhar!


Recife - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...