domingo, 23 de março de 2014

Festa das viúvas e dos filhotes das ditaduras!



É muito sério e também sintomático, que em pleno século XXI, ainda existam brasileiros saudosos e desejosos dos tempos da ditadura militar em nosso país, que em breve completa 50 anos. Mas ao mesmo tempo nos leva a fazer uma reflexão sobre esse sentimento saudosista.

Há duas frases-chavões que caem bem nessa discursão: 1) A história não se repete, senão como uma farsa; 2) O povo é o grande vilão da história. Esmiucemo-las...

A primeira frase é de autoria do mentor do Comunismo, Karl Marx. De fato, a história não se repete,por mais que tentem. Porque torcer para regredir a uma "ditadura", quando a luta e as forças deveriam ser direcionadas a nos livrarmos da atual ditadura que nos impõem atualmente no Brasil? Hoje vivemos novamente uma uma ditadura, talvez a mais nefasta e perniciosa: a ditadura das consciências. As pessoas são subjugadas, não mais pela força, mas sim pelo "aluguel" de suas consciências, pela imposição da mentira, da enganação, da mistificação, por troca de favores pessoais e "bolsas-esmolas". É assim que agem os "atuais ditadores" no Brasil.

Quanto a frase, "o povo é o grande vilão da história", reflete como nada a realidade da "manipulação das massas". O mesmo povo que pedia a renúncia de Getúlio Vargas no dia anterior ao seu suicídio, era o mesmo que chorava copiosamente no dia seguinte, pela perda do "pai da nação". O mesmo povo que aplaudia Adolf Hitler em seus discursos, foi o mesmo a execrá-lo durante sua queda. 

As grandes revoluções e golpes que ocorreram na curta história do Brasil, foram todas "revoluções de elite". Nenhuma delas, nasceu, de fato, a partir do desejo da população, desde os tempos imperiais, passando pela Proclamação da República, verdadeiro golpe das elites, o golpe militar e demais grandes mudanças. Depois, o povo apenas "foi atrás" do tirano de plantão.

A solução, portanto, para o fim da corrupção, da mentira, da mistificação, passa pelo voto e isso só é possível na Democracia, "pior regime de governo, exceto todos os outros".

O que precisa, de fato, prevalecer em nosso país, é a conscientização, a educação política, a cidadania e a aplicação das leis,por um imperativo de JUSTIÇA!

Recife - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...