terça-feira, 1 de julho de 2014

20 anos do Plano Real


Há 20 anos nascia o maior programa de distribuição de renda desse país, o "Plano Real".

Antes da implantação do plano, a inflação estava em mais de 47% AO MÊS. Hoje, graças a eficiência do programa, a inflação está em 6,84% AO ANO.

Mas por que foi um programa de "distribuição de renda"? Porque "matou" a inflação galopante que fazia os preços aumentarem da noite para o dia; que desvalorizava os salários em mais de 1% ao dia; que permitiu à sociedade, fazer planejamento financeiro para adquirir bens de consumo e bens duráveis.

O Plano Real pecou por colocar sua base de sustentação na taxa de juros, ao contrário de outros planos bem sucedidos como os implantados no México e em Israel, mas por outro lado, devolveu a credibilidade internacional ao país e permitiu o crescimento econômico verificado nos últimos 20 anos, bem como a implantação de políticas distributivas de renda, mesmo se são utilizadas como "massa de manobra" com os mais pobres.

Que a História do Brasil "pré" e "pós" o Plano Real, seja sempre contada às gerações mais novas e que jamais seja esquecida, para que a história nefasta não volte a repetir-se jamais.


Cabo de Santo Agostinho - PE
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Sua opinião, sugestão e crítica construtiva, sempre será bem-vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...